Breadcrumb

Especialistas internacionais debatem sobre o tratamento mais avançado da doença do olho seco no primeiro congresso da EuDES

Quinta-feira 11 Novembro 2021

A Santen participou no Congresso inaugural da Sociedade Europeia do Olho Seco (EuDEC, na sua sigla em inglês), que se realizou de forma online nos dias 18 e 19 de junho de 2021. Como parte do compromisso contínuo da Santen com a melhoria do bem-estar dos doentes, acolheu-se um painel internacional de especialistas para um simpósio online no sábado, dia 19 de junho, das 13:30 h às 14:15 h, com o título "Tratamento de vanguarda da Doença do Olho Seco". Presidida pelo professor Christophe Baudouin, presidente da Sociedade Europeia do Olho Seco (sigla em inglês: EuDES), a sessão sublinhou a necessidade e os benefícios de tratar eficazmente a inflamação no tratamento da doença do olho seco (DOS) e explorou o valor de uma abordagem baseada em evidências para oferecer os melhores resultados possíveis aos doentes:

Hora Sessões Orador
13:30 Boas-vindas e introdução Professor Christophe Baudouin. França
13:35 Da doença da borda da pálpebra à doença do olho seco: colocando o foco na disfunção das glândulas de Meibomius e na blefarite  Professora Margarita Calonge. Espanha
13:45 Foco na inflamação para a gestão da DOS  Professor Christophe Baudouin. França
13:55 Abordagem baseada em evidências para a gestão da inflamação da superfície ocular na doença Professora Elisabeth Messmer. Alemanha
14:05 Perguntas e Respostas Todos os participantes

"A Sociedade Europeia do Olho Seco foi fundada sobre o princípio de unir os especialistas europeus visando partilhar conhecimentos científicos de vanguarda e abordar as necessidades atuais não satisfeitas das pessoas com doença do olho seco", disse o professor Christophe Baudouin. 
"Este ano prestou-se especial atenção a conhecer a experiência dos doentes e as complexidades da via do diagnóstico da doença do olho seco. Através desta troca científica, esperamos melhorar a gestão global da doença do olho seco e a qualidade de vida dos doentes."
A Santen está envolvida no desenvolvimento contínuo dos cuidados oftalmológicos, para os quais são cruciais as opiniões dos doentes e as evidências disponíveis. Ao longo do EuDEC, apresentaram-se os seguintes resumos científicos:
 

Autores Abstract
Figueiredo FC., et al. Estudo observacional que compara as experiências no diagnóstico do olho seco de doentes com e sem síndrome de Sjögren.
Trocmé S., et al.  Estudo PERSPECTIVE: tratamento a longo prazo da doença do olho seco e da queratite grave.

Partilharam-se os pontos de vista dos doentes a partir de um inquérito virtual de doentes adultos que viviam em França, Espanha e Itália e que tinham sido diagnosticados com doença do olho seco, com ou sem síndrome de Sjögren. Os resultados mostraram diferenças nas experiências dos doentes e na qualidade de vida entre cada grupo, bem como as variações específicas de cada país, e revelaram possíveis oportunidades para melhorar o cuidado aos doentes. Também se apresentaram os resultados iniciais do estudo PERSPECTIVE, os resultados completos deste estudo serão publicados no final deste ano.
"Foi muito triste ver como a COVID-19 perturbou a prática clínica em diferentes áreas terapêuticas, incluindo a oftalmológica, o que repercutiu na saúde ocular e qualidade de vida dos doentes", disse a Dr.ª Ioana Grobeiu, Vice-Presidente do Departamento Médico da Santen EMEA. "Desde o início da pandemia, comprometemo-nos a compreender o impacto da COVID-19 e a identificar as formas de superar os seus desafios através do apoio à produção de evidências no mundo real e à recolha de informação dos doentes. Como tal, estamos muito contentes por ter esta oportunidade de partilhar algumas destas descobertas virtualmente junto de colegas oftalmologistas e no primeiro congresso europeu dedicado à doença do olho seco."
Número de documento: NP-No product-ES-0003
Data de preparação: 06/10/2021